terça-feira, 20 de abril de 2010

"HGH"

HGH

HGH = Human growth hormone = Hormônio do Crescimento


HGH = Human growth hormone = Hormõnio do Crescimento
O hGH, Hormônio de Crescimento é secretado pela hipófise que está localizada no centro do cérebro. Sua fase de produção alcança o maior limite quando da adolecência. É o hormônio responsável pela nossa saúde física e mental, é sintetizado a partir de aminoácidos e estimulado pelo treinamento de força em especial durante o sono na fase conhecida por sono paradoxal. O hGH é também importante da na reparação dos tecidos musculares, força óssea, elasticidade da pele, unhas e cabelos. HGH também restaura a potência sexual e a sexualidade de homens e mulheres. Ocorre aumento na libido, aumento do prazer e o equivalente aumento de potência nos homens, o que para mulheres significa orgasmos múltiplos. Ele também ajuda a aliviar os sintomas menstruais e da pós menopausa.Com o envelhecimento ocorre uma considerável diminuição de sua produção no organismo. A suplementação com hGH oferece grande contribuição para o ganho de massa muscular e melhor, não oferecem efeitos colaterais desde que haja acompanhamento nutricional. É também relevante citar que o a arginina estimula a secreção do hormônio de crescimento, otimizando desta forma a construção e o reparo muscular.
Ações e benefícios no organismo:
- Promove hipertrofia muscular, ou seja ganho de massa muscular . Aumenta a força física e a função cardíaca.
- Promove Aumento do colágeno e conseqüente melhoria da pele.
- Promove Crescimento de unhas e cabelos.
- Redução da gordura corporal total, visceral e abdominal.
- Melhores resultados nos exercícios físicos.
- Regularização do colesterol com aumento do HDL ('bom') e redução do LDL ("mau").
- Melhora da ação da insulina sobre a glicose em pessoas obesas.
- Melhora da Função Sexual.
- Aumento da capacidade mental.

Sugestão de produto:
- ERGOGEL HGH AGE® Spray / Nutrilatina Age
- Ergogel HGH Cápsula / Nutrilatina Age

"Glutamina"

Glutamina


A glutamina é o aminoácido não essencial mais abundante existente nos músculos e no sangue, apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica. Exercícios vigorosos requerem glutamina em vários órgãos, portanto, a suplementação de glutamina tem um papel importante durante a prática de esportes.

A glutamina tem uma estrutura única consistindo em 19% de nitrogênio que o torna o transportador primário de nitrogênio para a célula do músculo. É responsável por 35% do nitrogênio que chega às células de músculo onde é sintetizado para crescimento.

Muitos estudos clínicos mostraram que a suplementação com Glutamina produz os seguintes benefícios:

- Aumenta a Síntese de Proteína (Construção de Músculo): Glutamina poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover glutamina para outras células no corpo, assim permitindo que o tecido muscular use glutamina para sintetizar tecido muscular novo.

- Diminui o Catabolismo (A Quebra de Tecido Muscular): Catabolismo acontece quando Glutamina deixa o músculo e leva as células a descarregar água e se tornarem desidratadas. Suplementação com Glutamina assegura que os altos níveis de Glutamina dentro das células sejam mantidos o que significa que não ocorre descarga de água ou catabolismo.

- Impede o esvaziamento de Glutamina nos músculos depois de exercícios: Sob períodos de tensão, incluindo treinamentos duros e intensivos, seu corpo pode não conseguir fabricar toda Glutamina que requer. Estudos mostraram que a suplementação com Glutamina é eficaz na substituição destes níveis decaídos.

- Eleva os Níveis de Hormônio do Crescimento: Foi provado que suplementação com Glutamina pode ter um efeito positivo em níveis de hormônio de crescimento. Um recente estudo mostrou que uma pequena dose oral de 2 gramas de Glutamina causou um aumento do nível de hormônio do crescimento maior que 430%.

- Ajuda o Sistema Imunológico: Glutamina pode melhorar a função do sistema imunológico e pode reduzir a incidência de doenças. Durante períodos de tensão ou doença, o metabolismo da glutamina é aumentado para promover um ótimo sistema imunológico funcionando.

É também interessante citar sua importante função como minimizadora dos efeitos da síndrome do overtrainning (OTS). O que é a OTS? Ela pode ser definida como uma fadiga prolongada presente após atividades muito rigorosas, períodos de treinos muito pesados e descansos insuficientes ou incompletos, levando a uma incidência maior de infecções nesses períodos.

Sugestão de produto:
Glutalean® Recovery 100% Pure L - Glutamine / Labrada

Bibliografia:
1. BILL, Phillips Sports Supplement Review 3rd Issue, Copyright, Golden, 1997.
2. BALCH, F. James, BALCH, A.Phyllis, Prescription for Nutritional Healing 2ª edition, Copyright, USA, 1997.

domingo, 18 de abril de 2010

SUPLEMENTOS X EXERCÍCIOS DE LONGA DURAÇÃO (ENDURANCE)

Os suplementos dos atletas de endurance devem atender aos seguintes objetivos:

1) Prevenir desidratação
2) Otimizar o desempenho
3) Favorecer a recuperação


O problema da desidratação

Quanto mais intenso for o treino e o trabalho muscular, maior a quantidade de calor gerada pelo organismo e a melhor maneira de eliminar este calor, é através da transpiração. É aí que mora o problema, pois a desidratação causa efeitos imediatos sobre a saúde e o desempenho do atleta, além de propiciar o catabolismo do músculo e aumentar o tempo de recuperação. Uma boa hidratação gera melhores resultados físicos e aumenta consideravelmente o desempenho.

Hidratação x sódio

O suor é composto não só por água, mas também por sódio, mineral indispensável para a contração muscular. Portanto, quando suamos, a perda do sódio deve ser compensada principalmente quando a duração do exercício for muito extensa.

O que ingerir para evitar a desidratação?

Tabletes de sal: promovem uma rápida reposição de sódio no organismo e propiciam a contração muscular durante o treino.

Bebidas de reidratação: atuam contra a diminuição do volume sanguíneo, fornecem combustível aos músculos e retardam a fadiga durante o treino.

A importância da concentração de carboidrato nas bebidas de reidratação

A adição de carboidratos, até uma concentração de 6%, tende a favorecer a reidratação, acelerando a absorção de líquidos. Além de 6% de concentração, o conteúdo de açúcar vai desacelerar a reidratação. É por isso que deve-se ficar atento quanto às composições das bebidas de reidratação. Durante um esforço físico, os carboidratos representam uma poderosa fonte de combustível para os músculos e protegem sua integridade. Quando acontece esforço físico prolongado a energia que o organismo precisa é fornecida através dos aminoácidos musculares. Nossos músculos passam a sofrer o processo de catabolismo, ou seja, de degradação. O papel do carboidrato então é proteger o músculo do catabolismo. Com o músculo protegido o processo de recuperação se torna menor.

A ingestão de bebidas durante o treino

O uso de bebidas de reidratação durante o esforço físico prolongado tem como objetivo aumentar rapidamente as reservas de glicogênio no músculo, prevenir a queda de glicemia e principalmente fornecer combustível ao organismo. A diminuição da taxa de glicogênio nos músculos e a baixa do nível de açúcar no sangue representam dois fatores que conduzem à fadiga. Quando a glicemia cai, ocorre uma diminuição do ritmo de utilização dos glicídios, conseqüentemente afetando o desempenho. A manutenção dos níveis de glicemia aumenta a capacidade dos músculos de utilizar a glicose do sangue, economizando desta forma o glicogênio dos músculos, e retardando a fadiga.

Outros tipos de suplementos para exercícios de longa duração

Cafeína
A cafeína é uma das substâncias mais eficazes para aumentar o desempenho. Sua utilização os esportes é bastante ampla, pois ela age tão bem sobre os esforços breves, como também nos esforços de longa duração.
Pesquisas indicam que Indivíduos adultos melhoraram em 3,5% sua força muscular máxima uma hora após a ingestão de cafeína. Essa melhoria está associada ao recrutamento de um maior número de fibras musculares provocado pela ingestão da substância.
Benefícios da cafeína
- A cafeína ativa o sistema nervoso central .
- Ela estimula a secreção de adrenalina, porém a elevação do nível deste hormônio permanece modesta.
- A cafeína aumenta a força de contração dos músculos.
- No tecido adiposo a cafeína acelera a mobilização das gorduras, o que produz um aumento de energia durante esforços prolongados. Essa ação também explica uma parte de suas virtudes emagrecedoras.
- Ela contribui para a manutenção da glicemia, ajudando a combater a hipoglicemia.
- Ela reduz a sensação de fadiga decorrente de esforços prolongados.

Carnitina
Um dos principais papéis da carnitina é o transporte de moléculas de gordura ao interior das mitocôndrias nas fibras musculares para que elas sirvam de combustível, portanto a carnitina também favorece a perda de peso.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"A escolha do suplemento e sua correta ingestão"

Como escolher o suplemento correto?

O objetivo da suplementação é possibilitar a quebra de barreiras, em busca de progresso físico e melhor desempenho, dessa forma, a primeira coisa a ser feita é analisar quais são as necessidades físicas exigidas pela sua atividade esportiva, se, por exemplo, você necessita de maior resistência, força ou rapidez. Após esta analise será mais fácil adequar o suplemento correto ao seu perfil, de maneira a otimizar seu treino e os resultados da construção corporal.

"A ingestão correta dos suplementos é um fator determinante."

Após a escolha do suplemento adequado, é importante consumi-lo adequadamente. A dieta alimentar deve ser gradativamente alterada, inserindo aos poucos a suplementação, e esta deve ser feita no momento correto, de acordo com cada tipo de suplemento e seu objetivo. Para favorecer a construção muscular, por exemplo, deve-se ingerir logo após a atividade física, para evitar o catabolismo e propiciar o anabolismo. Estudos comprovam que o ganho muscular é muito maior quando a suplementação acontece até 5 minutos após a finalização do treino,já se a ingestão ocorrer tardiamente, o esforço do exercício não será totalmente aproveitado.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Dicas para Começar a Malhar".

Para quem deseja ingressar no mundo dos esportes, é de extrema importância que se faça uma busca de quais as variedades de exercícios adequados aos seus objetivos. Escolher um exercício que lhe agrade e que seja prazeroso é essencial para a que se torne um hábito freqüente.

Equipamentos: usar equipamentos adequados para a modalidade escolhida, por exemplo, "runners" devem usar o tênis adequado com amortecimentos, ciclistas devem equipar suas bikes com luzes de atenção e usar capacetes, atletas de musculação devem usar luvas para evitar lesões nas mãos, etc.

Freqüência das atividades: programar sessões de exercícios no mínimo 3 dias por semana alternadamente. Se os exercícios forem intensos e diários, um dia na semana é para o descanso obrigatório.

Alimentação: a não ingestão de alimentos ou suplementos faz com que o organismo acabe queimando massa muscular e não gordura, por isso alimente-se cerca de 40 minutos antes e até meia hora após os treinos. Caso contrário seu trabalho na academia será em vão.

Hidratação: devem ser consumidos na faixa de 500ml de água até 30 minutos antes da atividade e mais 200ml a cada 30 minutos. Em exercícios que durem mais de uma hora e que causem grande produção de suor vale a pena usar bebidas isotônicas.

Evitando lesões: exercícios de alongamento e flexibilidade antes e após os treinos são fundamentais no sentido de evitar lesões, encurtamentos musculares e problemas nas articulações. Utilizar a carga correta e não fazer sobrecarga também são medidas preventivas.

Acompanhamento profissional: se você é do tipo que não tem disciplina, é muito importante o acompanhamento de um profissional de educação física, pois ele estará estimulando e orientando a correta execução dos exercícios.

Suplementação: são especialmente indicados para pessoas cujo objetivo é o aumento de massa muscular ou para pessoas cujas dietas necessitem de grandes quantidades de proteína. São ideais para acelerar o processo de contrução corporal, existem diversos tipos adequados a cada tipo de atividade física.

sábado, 10 de abril de 2010

"MELHORES AMIGOS DOS MÚSCULOS"

Não só na academia se constroem os músculos, nós somos aquilo que comemos. Quem malha e está em busca de ganho de massa muscular, deve ingerir carboidratos e proteínas antes e depois do treino para ganhar energia e recuperar os músculos.

Pré-treino: a cafeína aumenta a disposição e estimula diretamente no ganho de massa, a água também é importante, pois a síntese de proteínas acontece melhor em células bem hidratadas, e finalmente o carboidrato encontrado nos alimentos propriamente ditos ou no formato “Carbo Energy” que é um repositor energético para praticantes de atividades físicas intensas ou prolongadas. É formulado com carboidratos simples e complexos de diferentes índices glicêmicos, importantes para manter seus níveis de energia ativos, os níveis de glicogênio no músculo e manter seu corpo hidratado, ajudando na reposição de sódio, potássio, magnésio e cromo do organismo.

Pós-treino: o poder antioxidante de alimentos como as amêndoas por exemplo, colabora para um restabelecimento muscular mais rápido, assim como as proteínas encontradas em alimentos como o iogurte que mantêm o equilíbrio do organismo e impedem a perda da massa. Outra opção super-eficiente é a proteína encontrada nos suplementos do tipo Whey Protein, um concentrado de rápida absorção pelo tecido muscular que age rapidamente ativando o ambiente anabólico protéico para disponibilizar os aminoácidos para síntese de novas estruturas musculares.

Alimente os Músculos

Estudos comprovam que é muito importante comer imediatamente após o término de um treino. Na Dinamarca foi descoberto que homens que consumiram “Whein Protein” até 5 minutos depois da musculação ganharam massa muscular; o contrário aconteceu com os que consumiram a bebida 2 horas mais tarde.
Para entender o equilíbrio energético, precisamos saber que o corpo funciona 24 horas por dia. Para desenvolver músculos e perder gordura, devemos aprender a tratar muito bem o nosso corpo. Algumas estratégias equivocadas são autodestrutivas, como por exemplo, passar horas sem comer. Esta situação é muito comum e geralmente acontece com pessoas que desejam perder gordura. Exercitar-se com o estômago vazio faz com que o organismo retire energia da massa muscular, convertendo os aminoácidos, que compõem os músculos em glicose.

A importância da Proteína no Ganho de Massa Muscular

Um estudo recente comparou os resultados de dietas ricas em proteínas com as ricas em carboidratos para perda de peso e ganho de massa muscular em homens. As calorias ingeridas foram iguais, mas o grupo de proteínas perdeu 28% a mais de peso, e o índice metabólico ficou 14% mais acelerado. Geralmente, devido à correria do dia a dia as refeições elaboradas tornam-se inviáveis, por isso a importância dos shakes protéicos, do tipo “Whey Protein”. Estes suplementos são ótimas opções: uma dose deste suplemento contém em sua fórmula uma concentração protéica com 54g de 100% Whein Protein Isolada – duas doses costumam ser o ideal. É só misturar com água e bater no liquidificador com ou sem frutas. Resultado: ganho de massa muscular muito mais rápido e fácil.