terça-feira, 4 de maio de 2010

"Táticas para otimizar seu Treino"


Táticas Eficientes para otimizar seu Treino




“A maioria das pessoas não entende os fundamentos da musculação ou o que significa, de fato, treinar pesado”, diz o treinador americano Roberto dos Remedios, autor do livro Men´s Health Power Training. Robert cobra muito de seus alunos, submetendo-os a treinos que promovem força e explosão. “Não basta parecer forte, tem de ser forte.”
Treinador top das Américas, Robert preparou uma cartilha com 5 princípios de musculação super eficazes para uma sólida construção de músculos.

1 – Batalhe por força, não por tamanho
Em vez de apostar apenas em exercícios de isolamento, que trabalham um músculo por vez, comece a malhar como um atleta, fazendo movimentos que coloquem à prova vários grupos musculares ao mesmo tempo. Resultado: um corpo mais atlético, com melhor desempenho, livre de lesões, sem gordura e muita motivação.

2 – Aposte no aumento progressivo de carga
“O princípio básico do treinamento de força é passar mais tempo na zona de desconforto,” diz Robert. “ o corpo humano é impressionante, quanto mais o exercita, mais é capaz de exercitá-lo.” O treinador Robert dos Remedios sugere que o aumento de carga e de volume de treino sejam aumentados sempre que possível, objetivando progresso contínuo. Se você consegue executar as últimas repetições e séries como se fossem as primeiras, é sinal de que o corpo não está sendo colocado em teste. Desafio: malhar com vigor, além de benefícios físicos, sobram minutos a mais para o resto do dia. “Mais tempo na zona de desconforto equivale a menos tempo na academia.”
3 – Equilibre seus grupos musculares
Força requer equilíbrio. “Se você faz três séries de 10 no supino, também precisa fazer três séries de 10 de um exercícios de puxar, como remada baixa.” Equilibrar os movimentos evita problemas na sua estrutura corporal.” Robert defende que os exercícios devem ser feitos por completo, ou seja, com seus complementares.

4 – Trabalhe a instabilidade
No dia a dia usamos um braço de cada vez para carregar uma sacola, uma perna de cada vez na fila do banco. Porém, na hora do treino, os exercícios tendem a ser mais simétricos, mas sempre um lado corpo suporta mais peso que o outro. Faça mais exercícios unilaterais, por exemplo: supino com barra na segunda-feira, e nos treinos seguintes supino com alteres ou flexões de braço. Dessa forma ocorre um tempo maior para e recuperação e no próximo supino a força também virá maior.

5 – Faça tudo com explosão
Para Dos Remédios, é preciso ter explosão na hora de levantar uma carga, isso proporciona condicionamento velocidade-força, ou seja, aumenta a potência, a resistência e o metabolismo do corpo. Exemplo: exercícios de agachamento e tiros curtos são ótimos para ganhar explosão nas pernas.

Precisamos saber onde realmente queremos chegar com o nosso físico, ter persistência, fazer os exercícios com concentração e determinação. Dessa forma, treinando pesado, alimentando-se corretamente, fazendo uma suplementação adequada, chegaremos ao nosso alvo. Seguindo as dicas de Dos Remédios ou não, temos que treinar com potência e muita garra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário