"SUPLEMENTOS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR"

"Antioxidantes"

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, enzimas, e outros compostos vegetais, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. Para que se possa entender este processo, deve-se saber o que significa radicais-livres. Radicais livres são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons e para que atinjam a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente. Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento. Deve ser lembrado que os radicais livres também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus muscular.

Eles podem ser obtidos através da ingestão de vegetais, frutas, legumes, chá verde, cereais e vitaminas e minerais que têm ações antioxidantes , como: magnésio, zinco, cobre, selênio, vitamina C, vitamina E, betacaroteno e vitamina B2. Estas substâncias agem ajudando a reduzir a exposição do organismo aos radicais livres e o seu consumo é de extrema importância para aqueles que praticam atividades físicas regulares, pois o exercício físico está diretamente ligado à produção de radicais livres.

- Vitamina C: um dos mais relevantes antioxidantes. Aumenta a resistência às infecções e a imunidade do organismo; protege as vitaminas A e E dos processos oxidativos. Importante também para a recuperação muscular após os treinos.

- Vitamina E: é um dos antioxidante mais efetivos e muito eficiente sob altas concentrações de oxigênio. Indicado para praticantes de exercícios físicos prolongados.

- Betacaroteno: antioxidante relevante na prevenção de doenças respiratórias, câncer de próstata e câncer de mama.

Sugestão de Produtos:
- B Complex / Sundown
- Vitamin A fish liver oil / FDC
- Vitamin C / FDC
- Vitamin E / FDC


"Ácidos Graxos"

A mais recente tendência nutricional preconiza uma alimentação saudável, com ingestão de muita fibra e pouca gordura e colesterol. Nesta linha, e associando a mudança do estilo de vida a hábitos alimentares mais saudáveis, surgiram os alimentos funcionais. São compostos que, além de nutrir, apresentam propriedades fisiológicas específicas. O ser humano, é incapaz de sintetizar ácidos graxos poliinsaturados , sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente. Por essa razão, estes ácidos graxos são chamados de “essenciais” e devem ser incluídos na dieta alimentar diária.

Os ácidos graxos essenciais para a alimentação humana são o ácido linolênico (ômega-6) e o ácido linoleico (ômega-3). O primeiro está presente em grande quantidade nos óleos de milho e soja, enquanto o segundo, em vegetais de folhas verdes, no óleo de linhaça e nos óleos de peixes marinhos. A importância destes ácidos graxos está na sua capacidade de se transformar em substâncias biologicamente mais ativas, acelerando o metabolismo, produzindo energia, propiciando o crescimento muscular, facilitando o transporte de oxigênio, proporcionando funções nervosas adequadas, auxiliando na memória, participando da regulação hormonal, além da manutenção da saúde cardiovascular.
Na atualidade, uma das grandes preocupações da saúde pública é a elevada mortalidade causada por doenças cardiovasculares e a obesidade que assombra grande parte da população mundial. Estas doenças têm uma etiologia multifatorial, e sua origem remonta a uma combinação de diversos fatores, inclusive a falta de ingestão dos ácidos graxos, as gorduras boas. Vários destes fatores de risco podem ser positivamente modificados pela ação de ácidos graxos essenciais, porque estes auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis. Vale lembrar que é recomendável uma orientação médica prescrevendo a ingestão correta deste alimento e outras orientações.

Quem deve ingerir ácidos graxos?

Quem deseja emagrecer, pois à medida que ajudam a aumentar o metabolismo corporal, elas contribuem para a manutenção da saúde geral do corpo. Quem deseja aumentar a massa muscular, pois os ácido graxos reduzem a quebra do tecido muscular, propiciam o aumento de volume muscular, aceleram a recuperação do músculo, auxiliam na diminuição da inflamação, participam do processo hormonal e contribuem para o bom funcionamento das articulações. Quem deseja levar uma vida saudável e equilibrada, não necessariamente apenas atletas, enfim, pessoas e atletas em geral que buscam o aumento de massa muscular e o equilíbrio do corpo como um todo, devem consumir ácidos graxos essenciais para a manutenção de sua saúde e a melhoria de seu desempenho.

A alimentação humana corretamente balanceada deve atender a uma relação ótima entre ômega-6 e ômega-3, de 4:1, porém o ritmo de vida atual muitas vezes não permite uma alimentação rica e bem combinada, baseada em alimentos criteriosamente selecionados. O açúcar e o álcool podem diminuir a capacidade do corpo de assimilar os ácidos graxos essenciais encontrados nos alimentos do dia a dia, por isso muitas pessoas procuram a suplementação.

Sugestão de Produtos:
- Fish Oil 1000 MG / Sundown
- Linolen / Nutrilatina AGE
- Vitamin A fish liver oil / FDC



Bibliografia: Kromhout, D.; Bosschieter, E.B. & Coulander, C.J.. 1985. The inverse relation between fish consumption and 20-year mortality from coronary heart disease. The New England Journal of Medicine, 312(19): 156-161


"Albumina"

A albumina é uma proteína classificada, quimicamente, como holoprotéico formada unicamente pela condensação de aminoácidos. Possui alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no plasma sanguineo. É freqüentemente usada por aqueles que desejam um considerável aumento dos músculos. A albumina em pó é um alimento hiperproteico, e devido à sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais nas quantidades e proporções ideais,é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular.


Quem deve utilizar?


É especialmente indicada para pessoas cujo objetivo é o aumento de massa muscular ou para pessoas cujas dietas necessitem de grandes quantidades de proteína como uma fonte proteica de fácil acesso e ótima qualidade, podendo ser usada fora ou dentro de temporadas de treinos e competições.

Como é processada a albumina em pó?

As claras dos ovos são pasteurizadas por processo de alta temperatura e desidratadas por meio de evaporadores. No processo de pasteurização, a ativina-responsável pela degradação da biotina (vitamina do complexo B) no trato intestinal - é desnaturada e inativa. As várias bactérias, mofos, leveduras e bacilos patogênicos que porventura existem na clara do ovo são eliminados. Este produto pode ser usado com total segurança. A albumina é um produto natural e não possui conservantes, corantes ou aromatizantes de espécie nenhuma. Seguramente, é uma das opções mais econômicas para se fazer uma dieta de qualidade. Para quem trabalha, é a maneira mais inteligente e prática de fazer suas refeições, pois o modo de preparo é simples. Depois de preparada, o gosto é da clara de ovo natural. Pode obter o sabor e o aroma desejado quando usada com outro alimento, como frutas ou algum extrato.
Sugestão de produto:
7 Pró Gradual Action Age® / Nutrilatina Age
Pro V60 / Labrada



"Aminoácidos"

Aminoácidos são os nutrientes essenciais ao nosso corpo, pois são eles que constituem as proteínas e desempenham papéis de grande importancia no organismo, como na alimentação, no esporte, na beleza e na saúde. A falta de aminoácidos numa dieta pode provocar distúrbios de crescimento, de nutrição e prejudicar o funcionamento de vários órgãos.
Os aminoácidos podem ser ingeridos através de alimentos ou de suplementos. Os aminoácidos isolados presentes nos suplementos são absorvidos mais facilmente do que as proteínas contidas nos alimentos, pois são absorvidos diretamente como aminoácidos puros. As proteínas ingeridas através de alimentos levam muito tempo para serem digeridas e absorvidas, pois elas passam por um processo de degradação em aminoácios no trato intestinal e só depois são absorvidas pelo organismo.

Aminoácidos nos esportes


Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos tipos de suplementos e são muito comumente utilizados por atletas e praticantes de esportes em geral, pois suas funções são indiscutivelmente importantíssimas para construção de músculos, melhoria de condicionamento físico e recuperação da fadiga causada pelo treino.

BCAA´s

Os músculos são formados por dois tipos de proteínas a actina e a miosina, que por sua vez, são compostos de leucina, isoleucina e valina, chamados aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA*) devido às suas estruturas moleculares. Os BCAA´s representam aproximadamente 35% dos aminoácidos essenciais contidos nas proteínas, por isso, a eficácia deste tipo de suplementação na construção do músculo e no aumento da composição dos tecidos musculares.
A suplementação com BCAA´s, permite armazenar fontes de energia, mantendo nosso condicionamento por um longo tempo. Além disso, a ingestão de suplementos de BCAA´s imediatamente após a atividade esportiva, ou antes do repouso, pode recuperar imediatamente os músculos danificados e prevenir sintomas como dores causadas por lesões musculares. Os BCAA´s também tem a função de impedir a produção de ácido lático, substância que causa a fadiga. Quando praticamos exercício, há aumento do nível de ácido lático no sangue. Portanto o pH nos músculos diminui, causando dificuldade na contração. No entanto, a suplementação de BCAA´s inibe a elevação do nível de ácido lático no sangue, mesmo durante a prática de exercícios vigorosos. Melhores resultados são conseguidos com a ingestão de BCAA´s antes ou durantes a atividade física e imediatamente após a atividade física.


Arginina e Glutamina

A arginina e a glutamina também possuem efeitos positivos em pessoas que praticam atividades esportivas.
A arginina estimula a secreção do hormônio de crescimento, que é importante para a construção e reparo muscular. A suplementação de arginina é citada como responsável por promover a síntese das mioproteínas.
A glutamina, um aminoácido distribuído em abundância nos músculos, auxilia na síntese das mioproteínas e inibe sua quebra, como ocorre com a leucina. Exercícios vigorosos requerem glutamina em vários órgãos, portanto, a suplementação de glutamina tem um papel importante durante a prática de esportes.

Aminoácidos Líquidos

Estes aminoácidos são proteínas em versões líquidas, de fácil digestão e são ideais para serem usados antes e depois da atividade física, melhorando a qualidade na construção dos músculos.

Aminoácidos em Tabletes

Auxiliam na reparação, no crescimento e no desenvolvimento do tecido muscular, auxiliando no ganho de massa muscular muito mais rapidamente.

Sugestão de produtos:
- Aminoacid BCAA / Nutrilatina AGE
- Amino Liquid 38000 / Nutrilatina AGE
- Glutalean® Recovery 100% / Pure L-Glutamine



"Anabolizantes Naturais"

Porque utilizar?

Geralmente utilizados por atletas e praticantes de fisioculturismo com o objetivo de promoverem ação anabólica**, construindo os músculos de forma rápida, segura e eficiente, são compostos por ingredientes naturais, daí vem o nome “Anabolizantes Naturais”.

Ação no organismo:

Resultados rápidos de hipertrofia muscular podem ser conquistados através de exercícios combinados com a ingestão de anabolizantes naturais. Essas substâncias são precursoras da testosterona*, que apesar de serem naturalmente produzidas pelo organismo, promovem o aumento de sua produção naturalmente. A testosterona é o principal hormônio envolvido no processo de ganho de massa muscular, é estimulada pelos exercícios de força e ingestão adequada de suplementos, por isso este suplemento tem sido cada vez mais utilizado por fisiculturistas. Os anabolizantes naturais são também precursores do GH*e da insulina*.

O GH* (hormônio de crescimento) é sintetizado a partir de aminoácidos e estimulado pelo treinamento de força, em especial durante o sono na fase conhecida por sono paradoxal. A insulina* também é sintetizada a partir de aminoácidos e estimulada pela ingestão de carboidratos. Estes suplementos oferecem uma maior contribuição para o ganho de massa muscular e melhor, não oferecem efeitos colaterais desde que haja acompanhamento nutricional.

* A testosterona é o hormônio sexual masculino produzido pelos testículos, o GH pela hipófise e a insulina pelo pâncreas.
** Ação anabólica: é o processo de crescimento da massa muscular através do metabolismo. O processo inverso do catabolismo é a ação catabólica, que é degradação do tecido muscular e desidratação dos músculos durante os exercícios físicos.

Dica: Treinar com orientação de um profissional habilitado, usar pesos na medida certa, seguindo os métodos mais indicados individualmente, descansar o suficiente para que ocorra a construção do músculo propriamente dito; e ingerir suplementos com orientação nutricional.


"Barras Protéicas"

Para entender a eficiência das barras protéicas, devemos antes saber o que significa "ação anabólica" ou "anabolismo". É o processo de crescimento da massa muscular através do metabolismo. O processo inverso do anabolismo é a "ação catabólica" ou "catabolismo", que é degradação do tecido muscular e desidratação dos músculos durante os exercícios. Para evitar a ação catabólica, ou seja, a degradação do músculo, deve-se ingerir alimentos ou suplementos logo após o exercício físico. Aqui entram em cena as barras protéicas, que impedem a ação catabólica.

As barras protéicas são ideais não só pela sua praticidade como também e principalmente pela sua composição.

A importância da proteína no ganho de massa muscular foi comprovada num estudo recente que comparou os resultados de dietas ricas em proteínas com as ricas em carboidratos para perda de peso e ganho de massa muscular. As calorias ingeridas foram iguais, mas o grupo de proteínas perdeu 28% a mais de peso, e o índice metabólico ficou 14% mais acelerado. É também muito importante comer imediatamente após o término de um treino, para que não haja degradação da musculatura. Para isto existem diversos tipos de barras protéicas e elas podem substituir mais de uma refeição por dia, enriquecendo e otimizando sua dieta alimentar.

Glutamina
A glutamina é o aminoácido não essencial mais abundante existente nos músculos e no sangue, apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica. Exercícios vigorosos requerem glutamina em vários órgãos, portanto, a suplementação de glutamina tem um papel importante durante a prática de esportes.

A glutamina tem uma estrutura única consistindo em 19% de nitrogênio que o torna o transportador primário de nitrogênio para a célula do músculo. É responsável por 35% do nitrogênio que chega às células de músculo onde é sintetizado para crescimento.

Muitos estudos clínicos mostraram que a suplementação com Glutamina produz os seguintes benefícios:

- Aumenta a Síntese de Proteína (Construção de Músculo): Glutamina poupa o tecido muscular que é catabolizado para prover glutamina para outras células no corpo, assim permitindo que o tecido muscular use glutamina para sintetizar tecido muscular novo.

- Diminui o Catabolismo (A Quebra de Tecido Muscular): Catabolismo acontece quando Glutamina deixa o músculo e leva as células a descarregar água e se tornarem desidratadas. Suplementação com Glutamina assegura que os altos níveis de Glutamina dentro das células sejam mantidos o que significa que não ocorre descarga de água ou catabolismo.

- Impede o esvaziamento de Glutamina nos músculos depois de exercícios: Sob períodos de tensão, incluindo treinamentos duros e intensivos, seu corpo pode não conseguir fabricar toda Glutamina que requer. Estudos mostraram que a suplementação com Glutamina é eficaz na substituição destes níveis decaídos.

- Eleva os Níveis de Hormônio do Crescimento: Foi provado que suplementação com Glutamina pode ter um efeito positivo em níveis de hormônio de crescimento. Um recente estudo mostrou que uma pequena dose oral de 2 gramas de Glutamina causou um aumento do nível de hormônio do crescimento maior que 430%.

- Ajuda o Sistema Imunológico: Glutamina pode melhorar a função do sistema imunológico e pode reduzir a incidência de doenças. Durante períodos de tensão ou doença, o metabolismo da glutamina é aumentado para promover um ótimo sistema imunológico funcionando.

É também interessante citar sua importante função como minimizadora dos efeitos da síndrome do overtrainning (OTS). O que é a OTS? Ela pode ser definida como uma fadiga prolongada presente após atividades muito rigorosas, períodos de treinos muito pesados e descansos insuficientes ou incompletos, levando a uma incidência maior de infecções nesses períodos.

Sugestão de produto:
Glutalean® Recovery 100% Pure L - Glutamine / Labrada

Bibliografia:
1. BILL, Phillips Sports Supplement Review 3rd Issue, Copyright, Golden, 1997.
2. BALCH, F. James, BALCH, A.Phyllis, Prescription for Nutritional Healing 2ª edition, Copyright, USA, 1997.

HGH
HGH = Human growth hormone = Hormônio do Crescimento


HGH = Human growth hormone = Hormônio do Crescimento
O hGH, Hormônio de Crescimento é secretado pela hipófise que está localizada no centro do cérebro. Sua fase de produção alcança o maior limite quando da adolecência. É o hormônio responsável pela nossa saúde física e mental, é sintetizado a partir de aminoácidos e estimulado pelo treinamento de força em especial durante o sono na fase conhecida por sono paradoxal. O hGH é também importante da na reparação dos tecidos musculares, força óssea, elasticidade da pele, unhas e cabelos. HGH também restaura a potência sexual e a sexualidade de homens e mulheres. Ocorre aumento na libido, aumento do prazer e o equivalente aumento de potência nos homens, o que para mulheres significa orgasmos múltiplos. Ele também ajuda a aliviar os sintomas menstruais e da pós menopausa.Com o envelhecimento ocorre uma considerável diminuição de sua produção no organismo. A suplementação com hGH oferece grande contribuição para o ganho de massa muscular e melhor, não oferecem efeitos colaterais desde que haja acompanhamento nutricional. É também relevante citar que o a arginina estimula a secreção do hormônio de crescimento, otimizando desta forma a construção e o reparo muscular.
Ações e benefícios no organismo:
- Promove hipertrofia muscular, ou seja ganho de massa muscular . Aumenta a força física e a função cardíaca.
- Promove Aumento do colágeno e conseqüente melhoria da pele.
- Promove Crescimento de unhas e cabelos.
- Redução da gordura corporal total, visceral e abdominal.
- Melhores resultados nos exercícios físicos.
- Regularização do colesterol com aumento do HDL ('bom') e redução do LDL ("mau").
- Melhora da ação da insulina sobre a glicose em pessoas obesas.
- Melhora da Função Sexual.
- Aumento da capacidade mental.

Sugestão de produtos:
- ERGOGEL HGH AGE® Spray / Nutrilatina Age
- Ergogel HGH Cápsula / Nutrilatina Age


"Proteínas"

Indiscutivelmente as proteínas são nutrientes de vital importância para saúde geral do organismo e para inúmeras outras funções específicas do corpo humano. A proteína é um dos nutrientes primários envolvidos no crescimento, no desenvolvimento, e no reparo de todos os tecidos do nosso corpo. Elas são formadas por aminoácidos que podem ser ingeridos através de alimentos ou de suplementos. Os aminoácidos isolados presentes nos suplementos são absorvidos mais facilmente do que as proteínas contidas nos alimentos, pois são absorvidos diretamente como aminoácidos puros. As proteínas ingeridas através de alimentos levam mais tempo para serem digeridas e absorvidas, pois elas passam por um processo de degradação em aminoácios no trato intestinal e só depois são absorvidas pelo organismo.

Os benefícios e a importância da suplementação protéica:

Mais do que simplesmente assegurar as exigências dietéticas adequadas de ingestão de proteína, a suplementação protéica é também benéfica se ingerida após os exercícios físicos, pois com ela ocorre melhora do reparo e regeneração dos tecidos lesionados e no auxílio na perda de peso, pois a refeição protéica possue baixo índice glicêmico e produz uma elevada sensação de saciedade, se comparada a refeições mais ricas em carboidratos.

Como escolher o suplemento protéico adequado?

Os suplementos protéicos podem ser encontrados sob as seguintes formas: proteínas concentradas em pó, barras e tabletes protéicos, ready-to-drink e amino-líquidos. Existem diversas marcas de qualidade no mercado e a escolha deve ser feita após uma análise das informações nutricionais, por exemplo, as quantidades de proteínas, gorduras e carboidratos que cada produto apresenta. É importante lembrar que os produtos variam muito suas características nutricionais de acordo com a marca, devido aos processos de fabricação. Algumas marcas apresentam produtos com maiores concentrações de proteínas do que outras. Os produtos sugeridos a seguir, conferem níveis elevados de concentração nutricional.

Sugestão de Suplementos Protéicos:

- Barras protéicas:
As barras protéicas são ideais não só pela sua praticidade como também e principalmente pela sua composição. A importância da proteína no ganho de massa muscular foi comprovada num estudo recente que comparou os resultados de dietas ricas em proteínas com as ricas em carboidratos para perda de peso e ganho de massa muscular. As calorias ingeridas foram iguais, mas o grupo de proteínas perdeu 28% a mais de peso, e o índice metabólico ficou 14% mais acelerado. É também muito importante comer imediatamente após o término de um treino, existem diversos tipos de barras protéicas e elas podem substituir mais de uma refeição por dia, enriquecendo e otimizando a dieta alimentar.
Sugestão de produto: Protein Bar – Nutrilatina Age

- Whey Protein:
Whey protein é a proteína proveniente do soro de leite, o qual representa cerca de 20% da proteína total encontrada no leite. Considerada durante muito tempo um subproduto inútil da fabricação de lacticínios, a proteína do soro de leite ou “Whey Protein”, é hoje considerado um dos mais eficientes suplementos protéicos.
A proteína do soro de leite inclui compostos de imunoglobulinas (dentre eles a albumina), por isso ela age no organismo a favor da proteção imunológica e da rápida recuperação pós-treino. Contém também aminoácidos na forma de AACR (leucina, valina e isoleucina), que podem ser prontamente oxidados pelo músculo como uma forma de energia e podem estar associados a adiantamento da fadiga durante a prática de exercícios prolongados, especialmente em temperaturas altas. O “Whey Protein” também é rico em cisteína, componente aminoácido importante da glutationa (antioxidante celular). É reconhecido que exercícios físicos intensos diminuem os níveis celulares deste antioxidante e o Whey Protein restaura estes níveis. Importante comentar que os produtos variam em relação à concentração de imunoglobulina e de outras frações protéicas imunologicamente ativas de acordo com o processo de extração e processamento.

Como ingerir:

Os melhores momentos do dia para a ingestão do Whey Protein são: à noite, antes de dormir ou pela manhã, ao acordar, pois nestes horários o corpo absorve rapidamente a proteína da qual tanto precisa para construção dos tecidos musculares. Outro momento importantíssimo para ingestão deste suplemento é o pós-treino, pois neste momento os músculos precisam de proteína para iniciar o processo de anabolismo, ou seja, a construção do músculo propriamente dita.
Sugestão de produtos:
Whey Gel Speed Release Age® / Nutrilatina Age
Ultra Ipc 3 Whey Age® / Nutrilatina Age
Mass 27000 Age® / Nutrilatina Age
100% Whey Protein / EAS
Mass Gainers 4400 Age® / Nutrilatina Age
7 Pró Gradual Action Age® / Nutrilatina Age
Isopure Zero Carb Perfect / Nature's Best
Pro V60 / Labrada
Combo Ultra IPC 3WHEY + Aminoacid BCAA / Nutrilatina Age


Whey protein isolado:

A proteína do soro de leite ou “Whey Protein”, é hoje considerado um dos mais eficientes suplementos protéicos. A diferença da Whey Protein para o “Whey Protein Isolado” é que o “Isolado” contém maior quantidade de proteína por dose.

Exemplo: Em uma dose de Whey Isolado encontra-se mais gramas de proteína, isso se deve ao fato do isolado ser mais puro, ter menos colesterol, gorduras e lactose, fazendo com que uma dose tenha mais gramas de proteínas e menos impurezas.
Sugestão de produtos:
Zero Carb Isopure Drink / Nature's Best
Whey ISO / Nutrilatina AGE
Isopure Zero Carb Perfect / Nature's Best

Proteína de Soja

A proteína de soja tem sido indicada por seus benefícios em relação à redução da hiperlipidemia, ou seja, diminuição da perda óssea, alívio dos sintomas da menopausa e prevenção dos cânceres de mama e de próstata.
Sugestão de produtos:
7 Pró Gradual Action Age® / Nutrilatina Age
Pro V60 / Labrada

Proteína time release

Proteínas time-release apresentam uma nova era de suplementos de alta performance, ricos em proteínas e de absorção mais lenta. Essas proteínas foram desenvolvidas em laboratório para proporcionarem liberação gradual e contínua protéica de acordo com as necessidades graduais, para que os níveis de proteína do corpo estejam sempre disponíveis, de modo a otimizar o crescimento muscular e inibir o catabolismo. O melhor momento de ingestão da Proteína time-release seria antes de dormir, ou seja, quando ficamos por muito tempo sem ingerir proteínas. Durante o período de sono ocorre também o catabolismo, daí o benefício de se ter a liberação gradual de proteínas proporcionada por este tipo de suplemento.
Sugestão de produtos:
7 Pró Gradual Action Age® / Nutrilatina Age
Pro V60 / Labrada


"Ribose"

A ribose é uma substância que quando associada à adenina, produz a adenosina, um dos componentes do elemento energético básico da célula, o ATP, responsável pela reposição da energia muscular, ou seja, sem esta substância, não existe energia. Os suplementos de ribose aumentam os níveis de energia, a resistência durante a prática de exercícios, a produção de energia propriamente dita e evitam a fadiga muscular prematura.
Os suplementos com ribose auxiliam a produção de ATP. Ora, se ATP é determinante para a energia muscular, temos aqui um excelente estimulante energético que auxiliará nas atividades físicas intensas. Indica-se o uso de ribose para atletas que praticam atividades que requerem velocidade, explosão e força, tais como: musculação pesada , futebol, tênis, lutas, corridas, etc.
Vantagens da suplementação com ribose:
- Rápida recuperação muscular após atividades físicas;
- Rápida reposição de energia muscular;
- Propicia a explosão da força, quando necessário em atividades intensas.
- Propicia desenvolvimento de músculos mais densos.
Sugestão de produtos:
Ribose – Universal
Glicodry - Nutrilatina AGE
Combo Glicodry + Electro + Uva - Nutrilatina AGE
Combo Glicodry + Electro + Laranja - Nutrilatina AGE

Testosterona
Testosterona é um hormônio produzido pelo próprio organismo, tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens é produzido pelos testículos e nas mulheres, pelos ovários. A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um homem adulto produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosterona que o organismo de uma mulher adulta produz. Vale também ressaltar que a quantidade de testosterona no organismo é determinante para o ganho de massa muscular e elasticidade da pele. Para que ocorra o anabolismo, ou seja, a contrução de músculos no corpo, é preciso que o testosterona esteja com seus níveis equilibrados. Existem alguns suplementos que estimulam a produção natural de testosterona no corpo feminino e masculino, que aliados à exercícios físicos adequados e dieta alimentar correta, resultam em ganho de força muscular, excelente performace atlética, elasticidade e rejuvenescimento da pele e desenvolvimento corporal.
Sugestão de produtos:
Rejuvenescedor Rennovee® Timesolution - Nutrilatina Rennovee
Ergogel-T Cápsulas - Nutrilatina AGE
Ergogel-T Spray - Nutrilatina AGE



Hipercalóricos
Os suplementos hipercalóricos promovem o ganho de massa magra. Eles compõem um pó para o preparo de shakes calóricos e são constituídos por proteínas e carboidratos, que juntos agem de modo a bloquear o catabolismo e propiciar o anabolismo, mantendo os níveis de energia intactos. São ricos também em minerais e vitaminas, ou seja, são suplementos bastante completos, entretanto não substituem todas as refeições balanceadas do dia. Sugere-se substituir, por exemplo, o café da manhã, antes do treino, para que haja uma boa recuperação do músculo. E o lanche da noite, após o jantar e antes de dormir, desta forma ajudando o corpo a manter seus níveis de energia equilibrados.
Otimizando o consumo:
Deve-se observar o tipo de proteína que todos os hipercalóricos fornecem e avaliar qual o melhor produto para cada tipo de perfil antes de começar a consumir.
Deve-se também observar outros componentes como, por exemplo, a quantidade de carboidrato no produto, pois é o carboidrato que ajuda o organismo na absorção de proteínas. Dê sempre preferência àqueles que não contêm gordura e açucares em sua formulação.
Quem deve utilizar?
- atletas que desejam ganhar massa muscular
- atletas que desejam otimizar seus treinos e conseguir uma ótima recuperação muscular
- pessoas magras que tem o metabolismo acelerado e que desejam ganhar massa magra
- pessoas que não tem tempo de ter uma alimentação balanceada e que desejam uma complementação e não substituição.
Quebrando paradigmas:
Muitas pessoas, sem a correta informação, acreditam erroneamente que os hipercalóricos engordam. Isso não é verdade. Este suplemento apenas auxilia no ganho de massa magra e na construção muscular para pessoas que buscam o corpo perfeito. A ingestão adequada dos shakes hipercalóricos aliada à uma alimentação equilibrada + musculação, resultam num corpo sólido, músculos estruturados e saúde.
Sugestão de Produtos:
MASS 27000 AGE® - Nutrilatina Age
MASS GAINERS 4400 AGE® - Nutrilatina Age



Tribulus Terrestris
O tribulus é uma erva da medicina chinesa que ultimamente tem recebido atenção pelo emprego na melhora dos desempenhos sexual e atlético e como um tônico geral. Melhora o desejo sexual, a função erétil, frigidez e esterilidade. Estudo clínicos que realizaram estudos em 51 pacientes identificaram melhoras significativas em parâmetros utilizados para avaliar a infertilidade e a saúde geral dos homens com relação à diminuição dos níveis de colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de lipoproteínas. A ingestão de suplemento de Tribulus permite aumentar em 30% a produção de testosterona, estimulando assim a libido masculina. Foi igualmente observada uma melhoria significativa da libido feminina. Verifica-se igualmente uma influência positiva na qualidade e na duração da erecção, na espermatogénese e na ovulação.
Vantagens no desempenho atlético:
Pesquisas relatam melhorias nos marcadores hormonais de sobretreino e de desempenho durante o período de treinamento intenso e de competições. Atletas tem utilizado o Tribulus terrestris para melhorar a sua resistência e ganhar massa muscular.

Fonte bibliográfica: Nikolova e Stanislavov (2000), e McGregor (2000).