domingo, 18 de abril de 2010

SUPLEMENTOS X EXERCÍCIOS DE LONGA DURAÇÃO (ENDURANCE)

Os suplementos dos atletas de endurance devem atender aos seguintes objetivos:

1) Prevenir desidratação
2) Otimizar o desempenho
3) Favorecer a recuperação


O problema da desidratação

Quanto mais intenso for o treino e o trabalho muscular, maior a quantidade de calor gerada pelo organismo e a melhor maneira de eliminar este calor, é através da transpiração. É aí que mora o problema, pois a desidratação causa efeitos imediatos sobre a saúde e o desempenho do atleta, além de propiciar o catabolismo do músculo e aumentar o tempo de recuperação. Uma boa hidratação gera melhores resultados físicos e aumenta consideravelmente o desempenho.

Hidratação x sódio

O suor é composto não só por água, mas também por sódio, mineral indispensável para a contração muscular. Portanto, quando suamos, a perda do sódio deve ser compensada principalmente quando a duração do exercício for muito extensa.

O que ingerir para evitar a desidratação?

Tabletes de sal: promovem uma rápida reposição de sódio no organismo e propiciam a contração muscular durante o treino.

Bebidas de reidratação: atuam contra a diminuição do volume sanguíneo, fornecem combustível aos músculos e retardam a fadiga durante o treino.

A importância da concentração de carboidrato nas bebidas de reidratação

A adição de carboidratos, até uma concentração de 6%, tende a favorecer a reidratação, acelerando a absorção de líquidos. Além de 6% de concentração, o conteúdo de açúcar vai desacelerar a reidratação. É por isso que deve-se ficar atento quanto às composições das bebidas de reidratação. Durante um esforço físico, os carboidratos representam uma poderosa fonte de combustível para os músculos e protegem sua integridade. Quando acontece esforço físico prolongado a energia que o organismo precisa é fornecida através dos aminoácidos musculares. Nossos músculos passam a sofrer o processo de catabolismo, ou seja, de degradação. O papel do carboidrato então é proteger o músculo do catabolismo. Com o músculo protegido o processo de recuperação se torna menor.

A ingestão de bebidas durante o treino

O uso de bebidas de reidratação durante o esforço físico prolongado tem como objetivo aumentar rapidamente as reservas de glicogênio no músculo, prevenir a queda de glicemia e principalmente fornecer combustível ao organismo. A diminuição da taxa de glicogênio nos músculos e a baixa do nível de açúcar no sangue representam dois fatores que conduzem à fadiga. Quando a glicemia cai, ocorre uma diminuição do ritmo de utilização dos glicídios, conseqüentemente afetando o desempenho. A manutenção dos níveis de glicemia aumenta a capacidade dos músculos de utilizar a glicose do sangue, economizando desta forma o glicogênio dos músculos, e retardando a fadiga.

Outros tipos de suplementos para exercícios de longa duração

Cafeína
A cafeína é uma das substâncias mais eficazes para aumentar o desempenho. Sua utilização os esportes é bastante ampla, pois ela age tão bem sobre os esforços breves, como também nos esforços de longa duração.
Pesquisas indicam que Indivíduos adultos melhoraram em 3,5% sua força muscular máxima uma hora após a ingestão de cafeína. Essa melhoria está associada ao recrutamento de um maior número de fibras musculares provocado pela ingestão da substância.
Benefícios da cafeína
- A cafeína ativa o sistema nervoso central .
- Ela estimula a secreção de adrenalina, porém a elevação do nível deste hormônio permanece modesta.
- A cafeína aumenta a força de contração dos músculos.
- No tecido adiposo a cafeína acelera a mobilização das gorduras, o que produz um aumento de energia durante esforços prolongados. Essa ação também explica uma parte de suas virtudes emagrecedoras.
- Ela contribui para a manutenção da glicemia, ajudando a combater a hipoglicemia.
- Ela reduz a sensação de fadiga decorrente de esforços prolongados.

Carnitina
Um dos principais papéis da carnitina é o transporte de moléculas de gordura ao interior das mitocôndrias nas fibras musculares para que elas sirvam de combustível, portanto a carnitina também favorece a perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário